Central de atendimento: (41) 3423-3132 (41) 98534-3840
08/03/2021

Petroleiros anunciam greve em 6 Estados; Petrobras diz que movimento 'não se justifica'

Greve será por cobrança de direitos e contra "riscos de privatização" da Petrobras, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP) (Por Gabriel Araujo) 

Petroleiros dos Estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo darão início na sexta-feira a uma greve para cobrança de direitos e contra "riscos de privatização" da Petrobras, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta quinta-feira.

Além disso, também será retomado um movimento na Bahia, em oposição à venda de uma refinaria no Estado. A paralisação começou no último dia 18 de fevereiro, mas foi suspensa para retomada de negociações com a estatal -- segundo a FUP, porém, as conversas não avançaram.

A Petrobras, por sua vez, afirmou à Reuters que foi notificada sobre as intenções de menifestação, mas mantém um acordo para negociação com os funcionários e acredita que, durante a vigência deste pacto, uma greve "não se justifica".

"Até o presente momento não foi identificado nenhum movimento de paralisação nas unidades da companhia", acrescentou a estatal em comunicado.

Segundo a federação, a greve foi aprovada por assembleias realizadas desde a semana passada pelos Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) filiados à FUP. Em São Paulo, a adesão ocorrerá nas unidades de Mauá e Campinas. (Fonte: UOL)